quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Discernir para interceder

Há um tempo atrás ouvi um pastor dizer que, uma igreja que não ora é uma igreja que não DISCERNE.

Essa palavra ficou no meu coração e tenho pensado muito nisso e a biblia fala sobre discernimento.

"Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança;
mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal." 
Hb 5:13-14

O texto acima diz claramente, o que está apto para discernir é aquele que já deixou o leite e hoje experimenta um alimento mais sólido. Discernir não é uma prática infantil, imatura, mas uma prática adulta. 

Discernir significa ter entendimento suficiente, significa juizo e critério.
Quando discernimos nos tornamos maduros porque não agimos mais pelas vontades ou pelas pressoes exteriores mas agimos pelo entendimento, que gera o senso de responsabilidade.

"Porque quem come e bebe, come e bebe para sua própria condenação, se não discernir o corpo do Senhor." 
1 Co 11:29

A condenação está ligada a pratica de não discernir, porém quando discernimos, enxergamos além do natural, por isso podemos tomar decisões pela fé.

A oração é a prática do discernimento, porque precisamos enxergar além do natural para não desistirmos dela. Ninguem semeia com fruto na mão, vemos apenas a semente, que é muito diferente de um fruto, porém com todo potencial para se tornar um. Não existe semeadura sem discernimento!

Precisamos aprender a discernir!
Não sejamos mais como crianças, não sejamos mais levados de um lado para o outro sem saber onde queremos chegar. Ore como quem sabe onde vai chegar, porque no tempo certo sua semente dará fruto!

Precisamos enxergar além do que os nossos olhos naturais veem hoje. O que discerne vê além, vê a longo prazo, o que discerne sabe o que precisa fazer hoje para colher bons resultados amanhã.

O intercessor é o que discerne, porque ele vê além de si mesmo, ele vê muitas pessoas ao seu redor sem uma semente nas mãos, por isso ele mesmo sai a semear por elas, para que no tempo que o fruto nascer, ninguém fique sem se alimentar.

A oração só será uma prática constante e eficaz na sua vida se você aprender a discernir, enxergar além de você, além da situação obvia, além do que falam, além do que existe hoje.

Saiba discernir a necessidade urgente da oração e da intercessão!

Eu posso concluir hoje que, aquele que não ora não discerne, porque não enxerga mais nada além de si mesmo e do seu mundo natural.

Deus abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário